Lucas 1.45


Lucas 1:45 faz parte de um episódio maior narrado no Evangelho de Lucas, onde Maria visita sua prima Isabel. O contexto e o significado desse versículo são ricos em detalhes e significados teológicos.

Contexto do Versículo

No início do capítulo 1 de Lucas, o anjo Gabriel aparece a Maria em Nazaré e anuncia que ela será a mãe de Jesus, o Filho de Deus (Lucas 1:26-38). Maria, apesar de sua perplexidade inicial, aceita com fé o anúncio do anjo dizendo: "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra" (Lucas 1:38).

Logo após essa anunciação, Maria viaja para a região montanhosa da Judeia para visitar sua prima Isabel, que também está milagrosamente grávida em sua velhice de João Batista (Lucas 1:39-40).

Encontro com Isabel

Quando Maria chega e saúda Isabel, esta é preenchida pelo Espírito Santo e exclamou em alta voz:

"Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança saltou de alegria no meu ventre." (Lucas 1.42-44)

Isabel continua sua exaltação com as palavras:

"Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas."

Significado Teológico

Fé de Maria: Isabel elogia Maria por sua fé. Maria acreditou na mensagem do anjo, mesmo sendo algo humanamente impossível e surpreendente. Sua fé é um exemplo para todos os cristãos.

Profecia e Cumprimento: Isabel reafirma que o que foi dito a Maria pelo Senhor será cumprido. Isso sublinha a certeza e a fidelidade das promessas divinas.

Reconhecimento Divino: Isabel, cheia do Espírito Santo, reconhece em Maria a mãe do Senhor, um título que reconhece a divindade e a missão de Jesus.

Relevância Espiritual

Este versículo, além de destacar a fé e a bem-aventurança de Maria, também serve como uma lembrança para os cristãos da importância da confiança nas promessas de Deus. Ele enfatiza que a fé, mesmo em circunstâncias aparentemente impossíveis, será recompensada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário